Bem-vindo ao Portal da Embaixada de Portugal em Budapeste

danubio noite 2

Mais notíciasNotícias

As pessoas de cidadania portuguesa residentes no estrangeiro podem votar nas eleições para Presidente da República Portuguesa, para a Assembleia da República Portuguesa e para o Parlamento Europeu (salvo se residirem num país da União Europeia e manifestarem, junto das entidades competentes desse país, a intenção de votar nas pessoas deputadas desse país para o Parlamento Europeu).

No que diz respeito às eleições autárquicas, a votação tem de ser realizada na autarquia de residência do cidadão em Portugal. Um cidadão português que reside oficialmente noutro país da UE tem direito a votar nas eleições autárquicas desse país. A inscrição nas listas eleitorais é automática nos seguintes países: Áustria (exceto no Burgenland), Dinamarca, Estónia, Finlândia, Alemanha, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Países Baixos, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Suécia. Depois de estar inscrito como residente num destes países, será automaticamente inscrito nas listas eleitorais para as eleições autárquicas desse país.

A Embaixada de Portugal em Budapeste recomenda que, para evitar a necessidade de efetuar testes Covid19 à entrada e saída da Hungria, deverá completar a vacinação antes de viajar para este país. A apresentação do Certificado Digital UE de vacinação evita os riscos e custos associados a eventuais testes positivos que impedem o regresso a Portugal. 

Relembramos que, caso teste positivo para a Covid19 dentro de território húngaro, terá de seguir as regras destas autoridades de saúde. Terá de ficar em isolamento por um período mínimo de 10 dias, no local onde se encontra alojado. A sua presença no local de isolamento pode ser verificada a qualquer momento pelas autoridades húngaras. Caso apresente algum sintoma mais severo e necessite de recorrer ao SNS húngaro poderá utilizar o seu Cartão Europeu de Saúde. Para mais informações deverá contactar a linha de saúde húngara 1812 e esperar pelas instruções em Inglês (tecla 2). Esta linha está apenas disponível na rede fixa húngara. Através da rede móvel, e em caso de emergência, deverá ligar 112.

A emissão de certificados de recuperação ou altas médicas é da exclusiva responsabilidade das autoridades de saúde.

Contactos

MOM Park C ép. 4.em.
Alkotás u. 53.
1123 Budapest

0036 1 201 7617 (Embaixada)
0036 1 201 7618 (Embaixada)
0036 1 488 7865 (AICEP)
budapeste@mne.pt (Embaixada)
sconsular.budapeste@mne.pt (Secção Consular)
clpic.budapest@gmail.com (Camões I.P.)
budapest@aicep.hu (AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo gee

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

clp 1

Logotipo Instituto Diplomático

botao aicep